Ano de Entusiasmo

"Entusiasmo" é uma palavra de origem grega que significa estar inspirado pela divindade, ter um deus dentro de si, exaltação. O entusiasta é guiado pelos deuses ou por essa força divina que flui desde o seu interior e por esse motivo pode transformar tudo o que o rodeia.

A Vida oferece-nos uma imensa paleta de emoções e experiências: não existem boas nem más, tudo depende da nossa atitude perante elas. O segredo é viver a Vida com entusiasmo. Depois de cada vivência "negativa", vem outra "positiva" e a inversa, mas quando estamos infundidos pelo entusiasmo, contemplamos cada experiência como algo positivo e a polaridade entre o "bom" e o "mal" diminui. As coisas que antes nos pareciam terríveis não são tanto e aquelas com as que gozamos vivemo-las com maior intensidade.

Um dos grandes reptos que nos coloca a Vida é o aborrecimento e a monotonia. Se acreditas que não podes sentir entusiamo pelas circunstancias que te foi proporcionado viver, vive cada momento do dia, como se fosse o último. O entusiasmo é acção, é transformação interior, é estar infundido de Vida. É fé e segurança em si mesmo. Não podes eperar que as coisas sejam favoráveis, para te entusiasmares: tu torna-las favoráveis.

O entusiasmo é o dom dos heróis e heroinas que são capazes de enfrentar qualquer prova que a Vida lhes apresente. Os entusiastas não vêm as dificuldades como um obstáculo, se não como uma oportunidade.

O entusiasmo é altamente contagioso. Quando entras numa loja, num restaurante ou em qualquer outro lugar com esse brilho no olhar de quem está ébrio de alegria, ainda que a pessoa que te atende não esteja de muito bom humor, mudará o semblante e a sua atitude. Caso contrário, tu não perderás o sorriso nem te amargará o dia.

Só há uma maneira de ser entusiasta e é actuando com entusiasmo. Deixa de lado os "mas" e sente o entusiasmo natural que existe em todo o ser vivo, porque por isso estamos vivos, porque escolhemos vir a este planeta para experimentar, para sentir, para gozar a Vida que a nossa alma infunde ao corpo no qual habita.

O entusiasta crê na sua capacidade para transformar as coisas, nos outros, na Energia para transformar o mundo e nas suas circuntâncias pessoais. Está impulsionado a actuar movido pela convicção e a força que surgem do seu interior.

O entusiasmo é sentires um vulcão em constante erupção no teu interior. É um transbordar de alegria, de amor e de beleza e um desejo incontido de partilha-lo com o resto da criação.

Motores de pesquisa sinceros, vós que todos os dias realizais algum trabalho de crescimento pessoal repetindo afirmações, meditando ou utilizando qualquer outro meio: saibam que o entusiasmo não o têm de desenvolver, mas sim descubri-lo. Estabeleçam ligação com o vosso coração, batam à sua porta e estejam preparados, porque quando ele se abre fá-lo com tal força que o impulso pode projectar-vos para uma nuvem de felicidade da qual não quereis descer. Mar recordem-se de que tudo o que não se dá perde-se, e que esse dom do entusiasmo é para ser partilhado e ajudar a que os outros também o descubram.



Louise Hay
hit counter