Positivismo - Os quatro elementos


O Positivismo apela ao saber consciente e à abertura de espírito ao desconhecido. O facto de se deixar uma porta aberta não significa que nos tornamos vulneráveis mas sim receptivos. Todo o conhecimento que adquirimos torna-nos mais sapientes e conhecedores.

O Positivismo observa o mundo “do lado de fora”, de forma analítica mas nunca crítica porque a sua própria existência depende do entendimento que faz do que nos rodeia.

Os quatro passos para o entendimento, segundo o positivismo e fundamentais para o reconhecimento do mundo e dos seres humanos, centram-se na percepção, na análise, na decisão e na execução ou o Céu, a Terra, o Fogo e a Água. Sem os quatro elementos fundamentais a vida não existia nas suas miríades de formas nem a natureza rude e bela.

O Positivismo ajuda a entender, a percepcionar o mundo e as mentes dos seres humanos. A ambiguidade perde o sentido e ganha forma o conhecimento. A indiferença desaparece perante uma nova capacidade de decisão. O imobilismo converte-se em execução. E o mundo gira em torno da sua órbita incansável num Universo em constante mutação.

hit counter